O Instituto da Criança – IC – renovou a parceria com a SEMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social de Belford Roxo para o desenvolvimento do projeto Espaço Cidadão. Nos dias 23 e 24 de janeiro foi realizado um treinamento para 25 profissionais com o objetivo de orientá-los na transmissão dos conteúdos teóricos e práticos do projeto.
Em 2018, a iniciativa busca a aproximação e o aumento do trabalho intersetorial da SEMASC com as organizações sociais da região. Com isso, as primeiras instituições beneficiadas pelo projeto são a Casa do Menor de Belford Roxo e a ONG CAEB – Centro de Apoio às Entidades de Belford Roxo.
No dia 31 de janeiro, a Casa do Menor de Belford Roxo recebeu a aula inaugural com o tema de economia doméstica e contou com a participação de 27 adultos. Já no dia 22 de fevereiro foi a vez da ONG CAEB receber o projeto. Através do tema de Cidadania, 14 moradores receberam instruções sobre os deveres do cidadão, além de leis que amparam crianças e idosos.
Vale destacar ainda que a parceria também foi renovada com a COMAC – Comissão Municipal de Assistência Comunitária de Petrópolis, cujo projeto será oferecido para todos os jovens e adultos atendidos pela instituição, localizada na região serrana do Rio de Janeiro.
Neste ano, o IC tem como meta formar 800 pessoas no projeto. Há 14 anos, o Espaço Cidadão já atendeu cerca de 15.000 adultos em situação de vulnerabilidade social, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por meio de encontros semanais, o projeto trata de temas relativos à cidadania e relacionamento interpessoal.
Na foto: participantes da ONG CAEB – Centro de Apoio às Entidades de Belford Roxo – mostram as apostilas do projeto
Instituto da Criança
Comentários