Projeto no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho está prestes a completar terceira fase – Instituto da Criança

Projeto no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho está prestes a completar terceira fase

Está próxima a entrega da terceira fase de obras no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF, resultado do investimento feito pelo Movimento União Rio na área da saúde. Seguindo a boa prática das fases anteriores, o primeiro passo foi buscar o melhor fornecedor com custo x benefício em um processo de licitação. A empresa Rios Engenharia, já vencedora dos processos licitatórios das outras fases, apresentou o melhor orçamento e proposta técnica. Um grupo técnico formado por profissionais de engenharia civil da Rede D’Or, profissionais de gestão do Instituto da Criança e do próprio Hospital, acompanha as obras, oferecendo suporte para que o serviço seja realizado com êxito.

Esta fase teve como objetivo reformar 128 consultórios médicos pelo estado crítico no qual se encontravam, sendo 66 ativos e 62 desativados. Estão sendo reformados também os acessos e os pilotis, totalizando 6.296 m2 de área em finalização. Além disso, neste momento, o setor de cardiologia, no 3º andar, do hospital está passando por reformas com o objetivo de preservar equipamentos de alta complexidade.

O Instituto da Criança realiza a gestão operacional da área da saúde do Movimento União Rio, sendo responsável pela aplicação dos recursos, prestação de contas, contratação de fornecedores, aquisição de equipamentos e apresentação dos resultados que estão sendo revisados e aprovados pela empresa de auditora EY. Além disso, contando com a cogestão do Instituto Desiderata, o União Rio viabilizou a distribuição de mais de 1 milhão de unidades de EPI’s. A gestão qualificada permitiu que o orçamento fosse otimizado, com uma economia de pouco mais de 1,5 milhão de reais aplicados na terceira fase.

Vale destacar que durante as fases 1 e 2, as ações desenvolvidas no HUCFF contribuíram para a ativação de 60 leitos de UTI e 110 leitos de enfermaria para atendimento exclusivo aos pacientes diagnosticados com Covid-19. O escopo contemplou a reforma predial, totalizando 3.000 m2, compra de 135 equipamentos hospitalares, reparo de outros 79 equipamentos do próprio hospital, além de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde do hospital e custeio parcial da equipe de profissionais de saúde e equipe técnica. Vale ressaltar que a fase 2 contou com patrocínio da Bradesco Saúde.

De acordo com a direção do hospital, está sendo possível proporcionar mais qualidade para 1.500 atendimentos por dia, possibilitando até 400.000 atendimentos por ano, nas 45 especialidades médicas atendidas no HUCFF.

Tudo isso se tornou possível graças à contribuição financeira e a colaboração voluntária de inúmeras pessoas e empresas.

Categories :

Comentários

Arquivos

Instituto da Criança